Apresentação

As tecnologias digitais estão transformando a forma como as economias, sociedades e governos operam. O impacto transversal da digitalização pode ser observado nos grandes avanços no processamento de informações e dados, novos níveis impressionantes de conectividade e oportunidades extraordinárias de compartilhamento e colaboração.

Com base em expectativas elevadas em termos de qualidade de serviço que incluem dimensões como eficiência, eficácia, simplicidade, abertura, transparência e responsabilidade, o setor público é diariamente desafiado a acompanhar o ritmo dos avanços tecnológicos, sendo obrigado a repensar a forma como a população precisa ser atendida.

No Brasil, a publicação do DECRETO Nº 10.332, DE 28 DE ABRIL DE 2020, que estabelece a Estratégia de Governo Digital 2020-2022,  traça o caminho para um governo totalmente digital. Entre as metas previstas, está a digitalização de 100% dos serviços públicos no âmbito federal com ações que simplifiquem a vida do cidadão. O decreto determina, entre outras questões, que cada órgão e entidade deverá instituir um Comitê de Governança Digital, formado, inclusive, por um encarregado de proteção de dados pessoais.

A governança digital é considerada como uma disciplina que se concentra em estabelecer responsabilidades claras para estratégias, políticas e padrões digitais. Por isso, a Universidade Federal de Sergipe, buscando conformidade em suas práticas digitais por meio da PORTARIA Nº 797 de 15 de Outubro de 2020, Instituiu o Comitê de Governança Digital no âmbito da UFS.

_________________________________________________________

Comitê de Governança Digital

E-mail: cgd@academico.ufs.br